Gabi Kalman

Sou designer, mãe de 2 brilhantes meninas e apaixonada pela infância. Desde 1999 me interessei pelas descobertas e propostas de Maria Montessori.

A partir de 2011, com a chegada da primeira filha, retornei a esse universo tão potente que é a infância. Me interesso pela observação da criança, seu desenvolvimento, materiais de aprendizagem, autonomia, aprendizagem autônoma, unschooling e sobre criança & natureza. E é na vivência com minhas meninas que mais aprendo.

Iniciei a Bacuri em 2015 e dois anos depois passei a produzir pessoalmente as peças. Confeccionar com as próprias mãos objetos que vejo serem parte do desenvolvimento, da conquista de autonomia e da satisfação de crianças é enriquecedor.

Além dos produtos do site, venho produzindo alguns materiais de aprendizagem para minhas filhas, sobrinhos e outras crianças próximas. A idéia é que parte deles possam estar disponíveis como produtos logo.

Estante Ana Laura

Por encomenda dos pais da Ana Laura projetei e produzi esse par de estantes para dispor os materiais no quarto dela.

Esse móvel precisa deixar os objetos visíveis e acessíveis para a Ana. Ser firme e estável para que ela tenha confiança para se aproximar, se apoiar, explorar.

Além disso, quis pensar em uma estrutura de encaixes aparentes, uma forma que evidenciasse como as peças se estruturam e, também através daí, transmitir confiança pra Ana. O desenho se mostrou um desafio para produção com encaixes inclinados em diferentes posições em cada prateleira. Ao final do processo, a dificuldade se tornou satisfação.

A entrega foi um momento especial. Ana recebeu seu novo móvel com entusiasmo, olhou por cima, por baixo, atravessou de um lado pra outro e foi descobrindo aos poucos de que forma poderia usar aquela novidade. E da curiosidade, veio brotando a alegria em seu rosto.

 

Barras de 1 a 10 

Barras de 10cm à 1m (adaptação das red and blue rods, dos materiais Montessori) e placas com os numerais.

 

Alinhavo com cadarço